Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Saudosa Humildade

Não sou contra a seu estilo de jogo. E todos aqueles que amam o futebol, como eu, também não. Para deixar boquiabertos cidadãos do país do esporte, você precisa tratar a redonda com carinho. E ele faz isso... Mais que isso: é preciso ter personalidade. E ele tem.

A juventude no futebol, hoje, é displicente. Foi-se o tempo em que os recém-criados jogavam pelo prazer de jogar. Saudosismo a parte, até porque nem anos tive pra isso, amar um clube e representá-lo não são matérias que esses alunos têm no ensino fundamental. A preocupação com o arco-íris das chuteiras parece ser mais relevante.

É ser conservadorista pensar num tempo de chuteiras pretas, de limpar o suor na camisa, de sujá-la de terra, de ter orgulho daquele escudo, de nem se preocupar com o cabelo...? Atletas que jogavam por amor ao esporte... E hoje isso sumiu! Por maior que sejam suas qualidades.

Antes de tudo, para a consagração, um craque deve ser humilde: Zico, Ademir, Mané, Rivelino, Sócrates, Falcão, Leivinha, Ronaldo... Nem mesmo Dadá chegou aos pés da discrição e simplicidade desses raros artistas, que conquistaram o Brasil...

Para isso acontecer, não precisa de estudos, de modulação. Isso vem de berço. A educação, o respeito, a humildade, a vontade de vencer... Além de tudo isso: a vontade de se eternizar no coração de cada apaixonado pelo mais encantador dos esportes.

Ao desrespeitar companheiros - que embora não tenham tal talento, parte têm os pés no chão - ele mostrou estar longe de deixar as fraldas. O garoto da praia, que ainda nada de bóia nos braços, quer deixá-las para conhecer o mar e nadar sozinho. Mas ainda só sabe bater as pernas, e não os braços. E enquanto não ouvir seu professor, não saberá como fazê-lo.

Dar um passo de cada vez, e admitir que precisa aprender mais, é a primeira coisa para poder conhecer o mundo. E o sucesso. Talvez seja hora de lembrar das lições, se é que tenha passado por alguma. Não estrague seu futuro, Neymar. E os amantes do futebol agradecem.

Foto: Agência Estado


Um comentário:

Anônimo disse...

O que será do futuro futebolístico. Jogadores novos, salários altos, grande responsabilidades, mercado da bola.Esperar para ver.